sexta-feira, 6 de maio de 2016

Politicamente Saudável

A arte de se argumentar, a arte se unir.

Este texto é o primeiro a fazer parte da seção Sala de Aula, nesta seção abordaremos temas sobre a educação como é hoje e quais problemas e soluções existem para que possamos reestruturar e repensar nosso modelo educacional. 

Deixe seu comentário e a resposta a pergunta do texto,e, claro, mande a sua visão e ideia sobre o que seria uma educação diferente. Bom texto.




Qual a importância da argumentação na sala de sala ?

Imprescindível eu diria, argumentar sobre os temas atuais e não atuais, mas que ainda influenciam o mundo é de uma enorme importância, não somente pelo conhecimento mais profundo o que os alunos terão sobre o tema, mas pelas habilidades de argumentação e o mais importante, pela tolerância da opinião do próximo, não diria aceitar, porem ouvir-las e, se possível, mostrar o porquê da sua, nossa discordância. Ainda há o contato com a língua portuguesa para se passar as ideias de maneira clara e mais simples possível. A língua portuguesa, assim como todas as outras disciplinas escolares, é muitas mais que verbos, orações e a gramatica ensinada, é a arte de se comunicar com suas palavras, palavras essas que tem o poder fazer o mundo se unir ou se partir.

O Brasil é um pais com temas bastantes controversos e dignos de debates, debates esses que seriam primordiais ao incentivo nas escolas, em nossas casas. Não só para os jovens, mas para todos que querem emitir sua opinião de maneira clara, objetiva e sem argumentos pejorativos.Ainda mais no tempo em que vivemos, onde a polarização vem crescendo em nosso pais. Opiniões são criticadas antes de mesmos serem ouvidas, parece que tudo que se é dito dividirá as pessoas ao invés de uni-las, ao invés de se conectarem  umas com as outras. Ninguém quer ceder seu espaço e parece que vai demorar até isso acontecer.

Aprender uns com os outros é essencial para a maturidade e crescimento, respeitar diferenças e saber que ninguém vai concorda com você sempre, é um grande sinal de maturidade e um exemplo do politicamente saudável.